Quais são os efeitos dos fertilizantes orgânicos ou minerais sobre as plantas?
Todas as plantas precisam de fertilizantes para crescer. O fertilizante fornece nutrientes às plantas (NPK). Qual o melhor fertilizante para a sua cultura? Fertilizante orgânico ou mineral? Neste artigo discutimos as diferenças entre estes fertilizantes e os efeitos que eles têm para que possa fazer uma boa escolha.
Qual é a diferença entre o fertilizante orgânico e o mineral?
A fonte dos nutrientes no fertilizante determina se este é orgânico ou mineral. Ele é de uma fonte vegetal ou animal? Então trata-se de fertilizante orgânico ou de um substrato biológico. Exemplos são o extrato de algas, estrume de minhoca ou farinha de peixe. O fertilizante mineral provém de minerais em rochas. Existem também combinações de fertilizante orgânico e mineral. A estes chamamos fertilizantes organominerais.
Como determinar o fertilizante certo
Antes de mais, determine o objetivo do seu cultivo. Um alto rendimento ou a qualidade do produto final é mais importante para si? O fertilizante orgânico melhora o sabor dos seus produtos finais, e o fertilizante mineral garante um maior rendimento.
Efeitos do fertilizante orgânico
Se utilizar fertilizante orgânico, os nutrientes serão absorvidos não só pelas raízes, mas também pela vida no solo. Isto consiste em todo o tipo de microrganismos que são importantes para a saúde da sua cultura e para a criação de nutrientes. O fertilizante orgânico suporta a vida no solo, tornando-o mais fértil e equilibrado. Isto contribui positivamente para o sabor do seu produto final. Na BAC nós fornecemos os seguintes produtos de fertilizantes orgânicos: Biogrânulos, Cocos, Cal e Solo de Lava.
Efeitos do fertilizante mineral
Os nutrientes do fertilizante mineral são absorvidos diretamente pelas raízes e trabalham mais rapidamente, permitindo que as plantas cresçam a um ritmo mais rápido e tenham um maior rendimento. Uma vantagem adicional do fertilizante mineral é que poderá ajustar os nutrientes mais facilmente.
A BAC reuniu uma série de fórmulas de fertilizantes que satisfazem exatamente as necessidades da planta. Isto permite-lhe fertilizar de forma muito específica. Exemplos dos nossos produtos de fertilizantes minerais são: Alimentação do solo e Hidroalimentação.
Prevenção de danos nas raízes
Ao utilizar fertilizantes minerais, recomendamos a aplicação de estimuladores biológicos, uma vez que os fertilizantes minerais não contribuem para a vida saudável do solo. Eles são compostos de vários sais. Se estes sais se acumularem à volta das raízes, podem ocorrer danos nas raízes. Isto pode ser evitado com os estimuladores BAC.
Tem alguma questão sobre este artigo? Os nossos especialistas têm todo o prazer em dar-lhe aconselhamento pessoal.