O que fazer em caso de podridão radicular?
Lesões castanhas, caules castanhos, ramos mortos, crescimento lento e um odor desagradável: se a sua cultura apresentar algum desses sintomas, poderá ser sintoma de podridão radicular.
A podridão radicular é causada por fungos. No entanto, existem tantos fungos que é difícil descobrir que fungo está a danificar a sua cultura. No entanto, se não tomar qualquer ação, as suas plantas acabarão por morrer.
Multi Scan de ADN
Com a ajuda de um Multi Scan de ADN, você determina de maneira simples e fiável que fungos estão a causar a podridão radicular. Esta técnica ajuda a identificar os fungos, para permitir que seja tomada a ação adequada, tal como:
- Água de irrigação de boa qualidade (com baixo teor de sal, portanto, não use água da torneira. Em vez disso, utilize, por exemplo, reservas pluviares).
- Administração de estimulantes das raízes (BAC Organic Grow).
- Drenagem e desidratação adequadas.
- Eliminação de plantas afetadas.
Que fungos são responsáveis pela podridão radicular?
Existem 5 fungos que, frequentemente, são responsáveis pela podridão radicular:
- Phytophthora: este fungo pode afetar as plantas até a base do caule. As plantas são especialmente vulneráveis a esta condição quando a água fria é usada para regar, ou quando as temperaturas baixam rapidamente. Por outras palavras, esteja atento em caso de temperaturas frescas.
- Fusarium solani: este fungo afeta as raízes antes de se espalhar para a base do caule. O fungo desenvolve-se o mais rapidamente em temperaturas entre 20 e 30°C.
- Rhizoctonia solani: as plantas afetadas por este tipo de fungo amarelecem e acabam por morrer. Visto que o caule é cingido, as plantas podem acabar por tombar. Este fungo espalha-se mais facilmente em temperaturas baixas (entre 15 a 18, 20°C).
- Thielaviopsis basicola: se a sua planta tiver sido afetada por este tipo de fungo, as raízes mostrarão lesões castanhas e anelares, com possíveis manchas castanhas nas zonas entre o caule e a folha.
- Pythium: este fungo (secundário) afeta apenas plantas jovens e enfraquecidas. Este fungo é identificável pela casca solta nos feixes vasculares. O fungo cresce rapidamente em condições húmidas e a temperaturas de 20°C. Assim, garantir um bom equilíbrio hídrico pode melhorar significativamente as coisas. Certifique-se também que as temperaturas nos vasos não são demasiado altas.
Como evitar a podridão radicular?
Como diz o provérbio: mais vale prevenir que remediar. Muitos tipos de podridão radicular podem ser prevenidos garantindo uma boa drenagem. Assim, é importante testar o solo e a água de irrigação. Certifique-se que a água pode ser facilmente drenada. Desta forma, os fungos terão mais dificuldade em instalar-se. A podridão radicular também pode ser evitada identificando o crescimento dos fungos num estádio muito prematuro com o Multi Scan de ADN.
Mais informações
As suas plantas foram afetadas pela podridão radicular? Não hesite em contactar-nos para mais informações. Os nossos peritos terão todo o prazer em ajudá-lo.